Considerada preconceituosa, campanha da BBC para Rio 2016 gera polêmica na web

De Redação Portal Imprensa

Divulgada na última segunda-feira (11/7), a campanha da BBC para promover sua cobertura durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro provocou questionamentos de internautas nas redes sociais.

O vídeo mostra animais selvagens em poses que fazem referência aos principais esportes olímpicos. Jacarés, macacos, tigres, bichos-preguiça e tamanduás disputam saltos ornamentais, levantamento de peso, ginástica e vôlei. No final, eles viram seres humanos e contemplam o Rio de Janeiro.

No canal do YouTube da BBC, brasileiros criticaram as referências, considerando a alusão com os animais ofensiva. “Os Jogos serão no Rio, não na Amazônia”, escreveu um internauta. “Ridículo, ridículo e ridículo! Só mostra a ideia que os estrangeiros tem do Brasil como sendo uma grande floresta”, disse outro.

Alguns defenderam a animação criada pela emissora e rebateram a ideia de preconceito. “Não vi nada demais no vídeo! apenas estão mostrando nossa enorme fauna, o Brasil é um dos maiores países se não for o maior em numero de espécies diferentes! O vídeo apenas representa isso, Temos que ter orgulho de possuirmos um país tão rico nesse aspecto”, defendeu.

 O perfil oficial do Comitê Rio 2016 também elogiou a campanha. “The hype is real” (“A fama é real”), escreveram os administradores da página. A criação é da RKCR/Y&R, com produção da Passion Pictures.

Veja o vídeo:

Comentários (0)